Benefícios e Procedimento da Ventosaterapia
A Ventosaterapia é uma abordagem terapêutica natural que utiliza ventosas para melhorar a circulação sanguínea em áreas específicas do corpo. Neste método, as ventosas criam um efeito de vácuo ao serem aplicadas sobre a pele, promovendo um aumento no diâmetro dos vasos sanguíneos na região tratada. Esse processo resulta em uma melhor oxigenação dos tecidos, facilitando a liberação de toxinas do sangue e dos músculos.
Frequentemente empregada no tratamento da celulite, a Ventosaterapia é conhecida por favorecer a circulação sanguínea, o que pode contribuir para a redução do aspecto de casca de laranja na pele. Além disso, essa abordagem é utilizada para aliviar dores musculares, visto que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo, aumentando o fluxo sanguíneo e proporcionando uma sensação relaxante.
PRINCIPAIS VANTAGENS
A aplicação de Ventosas pode ser recomendada para aliviar dores nas costas devido a tensão muscular ou contraturas, reduzir inchaço nos braços, pernas ou pés, tratar dores articulares e complementar o tratamento da celulite.
Os principais benefícios incluem:
- Estímulo da circulação sanguínea local;
- Alívio de contraturas musculares e pontos gatilho;
- Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
- Aumento da produção de líquido sinovial nas articulações;
- Promoção do relaxamento e bem-estar físico e mental.
Os profissionais mais indicados para realizar a Ventosaterapia são aqueles especializados em Medicina Tradicional Chinesa, acupunturistas e fisioterapeutas com expertise em acupuntura.
A Ventosaterapia é comumente integrada à Medicina Tradicional Chinesa, frequentemente associada à acupuntura, para tratar uma variedade de condições de saúde, visando reenergizar os meridianos por onde flui a energia vital Ki.
COMO REALIZAR A VENTOSATERAPIA
No tratamento com ventosas, a área a ser tratada deve estar exposta, sendo aplicado óleo ou creme hidratante na pele para permitir o deslizamento das ventosas.
As ventosas podem ser aplicadas de três maneiras comuns:
- Copo de silicone: pressionando o copo com os dedos e aplicando-o à pele, onde o vácuo é formado, prendendo a ventosa à pele.
- Copo de vidro: acendendo uma vela e posicionando a chama dentro do copo, que é então aplicado rapidamente sobre a pele, sugando-a devido ao consumo de oxigênio pela vela.
- Ventosa eletrônica: posicionando as ventosas no local desejado e ajustando o vácuo por meio de um aparelho. A pele é gradualmente sugada, prendendo a ventosa.
As ventosas podem ser combinadas com outras técnicas, como agulhas de acupuntura dentro de cada ventosa, uso de plantas medicinais, sangria ou água.
DURAÇÃO E FREQUÊNCIA
A duração do tratamento varia de 5 a 15 minutos, sendo possível realizar sessões isoladas para tratar dores nas costas ou até 8 sessões, uma vez por semana, ao longo de 8 semanas consecutivas.
Quando as ventosas são aplicadas com muita pressão ou permanecem imóveis por muito tempo, podem surgir bolhas de sangue na região, sendo essencial interromper o tratamento imediatamente nesses casos.
CONTRAINDICAÇÕES
Embora seja relativamente seguro, a Ventosaterapia apresenta algumas contraindicações, sendo desaconselhada em casos de:
- Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
- Varizes;
- Feridas;
- Febre;
- Fratura na região a ser tratada.
Além disso, a aplicação de ventosas deve ser evitada durante a gravidez, especialmente sem supervisão médica. Outras situações, como pressão arterial descontrolada, aplicação após exercícios intensos e áreas com pouca musculatura merecem atenção adicional.
COMO É O TRATAMENTO E POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS
Durante o tratamento, o paciente pode ficar deitado em uma maca, onde uma ou várias ventosas são aplicadas na área a ser tratada. As ventosas podem permanecer fixas sobre uma contratura nas costas ou deslizar por toda a musculatura.
Devido à possibilidade de favorecer a flacidez, a Ventosaterapia não deve ser utilizada exclusivamente para tratar nódulos de celulite, sendo recomendada como parte de um protocolo que inclua o uso de cremes reafirmantes e tratamentos adicionais, como radiofrequência.
Após o tratamento, é possível observar que, se realizado durante o período menstrual, a menstruação pode tornar-se mais intensa do que o habitual. Além disso, podem surgir manchas arroxeadas nos locais tratados e a urina pode adquirir uma tonalidade mais escura.
DIMINUINDO DESCONFORTO E MANCHAS ROXAS
Quando há aplicação intensa de vácuo, a região tratada pode permanecer dolorida por cerca de 5 dias, podendo ocorrer a formação de marcas roxas na pele. Para minimizar esses efeitos, é recomendável reduzir a pressão das ventosas e evitar que fiquem imóveis por muito tempo.
Uma estratégia eficaz para prevenir marcas e desconforto é aplicar pouca pressão nas ventosas, utilizar óleo na pele e movimentar as ventosas constantemente durante o tratamento.
Banho morno e massagem na área tratada com óleo de rosa mosqueta constituem um tratamento caseiro eficaz para reduzir dor e marcas roxas após o procedimento.
Se você se interessou em aprender mais sobre essa técnica, consulte um profissional qualificado para obter informações detalhadas.